Aplicativo de moto: segurança para os mototaxistas

A segurança para os mototaxistas é uma questão de fundamental importância. A profissão é extremamente popular, entretanto, é igualmente arriscada. Sempre rodando em busca de passageiros, o mototaxista fica exposto a todo tipo de insegurança.

Quando o mototaxista trabalha por conta própria, o passageiro apenas faz sinal e ele aceita sem saber nenhuma informação prévia, nem sequer o nome. Isso expõe o mototaxista a situações de risco como assaltos, por exemplo.

E assim surge a pergunta: é possível realizar o ofício de uma forma que transmita mais segurança para os mototaxistas? Os apps de transporte podem resolver esse problema!

Aplicativo de transporte

Quando o motorista trabalha para um aplicativo de transporte, ele se cadastra em uma central e, a partir disso, todas as corridas serão passadas a ele pelo gestor. Seja por proximidade ou por fila, a corrida tocará no celular e ele terá a opção de aceitá-la ou não.

Assim, antes de aceitar a corrida, ele já será informado dos dados pessoais básicos desse passageiro. Dessa forma, caso algum imprevisto aconteça, a central poderá localizar esse passageiro de uma forma mais simples. Ou em casos mais graves como assaltos, poderá fornecer informações que ajudem a identificá-lo.

Contudo, as regras básicas de segurança seguem valendo: em caso de insegurança, não tenha medo de recusar a corrida.

Evitar exposição de objetos de valor e manter contato constante com a central também são fatores fundamentais.

Aplicativos auxiliares

Outra ajuda importante para quem preza pela maior segurança possível é a utilização de apps auxiliares. O Waze, por exemplo, além de funcionar como mapa informa sobre as alterações nas vias. Sejam elas acidentes, blitz, obras e até assaltos. Um diferencial do app é que os usuários podem fazer comentários descrevendo exatamente o que está acontecendo. Assim, é uma ótima ferramenta para quem precisa estar sempre em alerta.

Sites de notícias e perfis oficiais das administradoras de rodovias também ajudam nesse quesito. Entre uma viagem e outra, o motorista pode dar uma checada a respeito da cidade em que ele trabalha. Sendo assim, será mais difícil ser pego de surpresa ou chegar por engano em áreas de risco.

Moto Machine: dispositivos de segurança para os mototaxistas

A Machine, responsável pela Moto Machine, tem redobrado a atenção com a segurança dos mototaxistas. Por isso, para aqueles que pensam em montar seu aplicativo ou dirigir para um, tem novidade boa vindo aí.

Os aplicativos desenvolvidos pela Moto Machine já ofereciam aos gestores a possibilidade de obrigar os passageiros a informarem seu CPF. Além disso, os mototaxistas já sabiam de antemão o local de destino do passageiro.

Agora, as centrais também poderão permitir que seus mototaxistas consigam ver a quantidade de corridas realizadas pelo passageiro. Assim, ao receber uma viagem, o mototaxista pode identificar se já é um passageiro tradicional, o que garante uma segurança maior, ou se é um novo cliente, o que o fará ter uma atenção redobrada.

Botão de pânico

Além disso, os apps da Moto Machine permitem que os gestores habilitem a funcionalidade de Botão de Pânico. Esse instrumento permite que o mototaxista avise tanto a central quanto outros mototaxistas da redondeza caso ele esteja vivendo uma situação de perigo.

O botão é configurável, podendo o gestor escolher ter ou não a funcionalidade e o tempo de duração do alerta. Além disso, a distância em que os mototaxistas próximos receberão o aviso que há um colega em perigo também é opcional.

Vale lembrar que o acionamento do alerta deve ser feito de maneira propicia. Afinal, a recomendação em casos de assalto é sempre não reagir.

No mais, a Machine está em constante contato com as plataformas e a equipe de engenharia sempre atenta para melhoria do serviço. Quando o assunto é segurança, a preocupação é ainda maior.

O botão de pânico já está disponível para os planos Avançado e Premium da Moto Machine. Ficou interessado? Que tal fazer sua demonstração com um dos nossos especialistas? Entre em contato agora mesmo e solicite gratuitamente a demonstração do seu app de mototáxi.