Telemototaxi: grupo de mototaxistas de Petrolina inovam

O sucesso da telemototaxi de Petrolina: do rádio ao app

Você já ouviu falar na história da Telemototaxi?

Os mototaxistas de Petrolina viviam uma luta diária pela regulamentação do serviço na cidade. Do outro lado, havia interesses poderosos de políticos e empresários do setor de transporte. Eles enxergavam nos mototaxistas uma forte concorrência que ameaçava o monopólio dos transportes da cidade. 

Para Robinho Cordeiro, um dos gestores do aplicativo Telemototaxi, o segredo da tradição do serviço em Petrolina está justamente na força dos mototaxistas, que desde o início enfrentaram muitos interesses. “Nós vivemos uma verdadeira guerra contra famílias ricas, políticos e empresários. Sabíamos que o único jeito de nos firmarmos seria prestar um serviço de excelência e assim fizemos”. 

Ele conta que hoje o serviço é muito bem organizado, com pontos específicos, fardamento personalizado e todas motos numeradas para haver um controle de segurança. “As pessoas chegam em Petrolina e ficam maravilhadas com nossa organização, que não tem em nenhum outro canto do Brasil”. 

Mototáxi em Petrolina

Foi desse jeito, mesmo com todas as dificuldades, que o serviço prestado pelos mototaxistas de Petrolina foi ganhando reconhecimento. Assim, a força desses interesses foi enfraquecendo. Com isso, grupos de mototaxistas foram se unindo para prestar um serviço de excelência para os petrolinenses. 

Então, uma das centrais de mototáxi criadas durante esse “movimento” foi a Telemototaxi. Robinho lembra que no início da central, eles trabalhavam principalmente com chamadas por rádio. “Quando chegava uma chamada, a gente registrava o nome do passageiro, o endereço, o mototaxista que ia e o número da moto, mas com o tempo percebemos que o rádio não estava mais dando conta”. 

Assim, o grupo decidiu que era hora de ter um aplicativo, o que segundo Robinho, representou uma melhora de 100% no serviço. Apesar disso, ele admite que essa transição de rádio para aplicativo não foi fácil. “Muitos mototaxistas não sabiam muito bem mexer no app. Também não gostavam de ser taxados, mas tudo isso nós fomos estudando e aperfeiçoando nossa forma de trabalhar”.

Melhoria para os passageiros

Para os passageiros, Robinho conta que a melhora foi significativa. “Eu lembro que antes havia situações incômodas. Por exemplo, você estar com o passageiro e ele ouvia o que era falado no rádio, com o app isso acabou”. 

Para ele, os desafios desse mercado são enormes. Há a procura de conciliar as reclamações tanto de passageiros quanto de mototaxistas.

Para Robinho, o diferencial do Telemototaxi é que a central é gerida pelos próximos mototaxistas. “Nós estamos desde o começo na luta. São 13 anos de experiência, então é a parceria e a amizade que temos entre nós e os passageiros, sempre dispostos a ouvir reclamações e dicas dos clientes”.

Telemototaxi: um app Moto Machine

Telemototaxi é um aplicativo desenvolvido com a tecnologia Moto Machine. O produto da Machine, empresa carioca especializada em apps de transporte, oferece a mototaxistas de todo o Brasil a possibilidade de ter o próprio app com nome, logo e regras escolhidas por eles mesmos.